Loading

TAP consolida liderança nas ligações entre Portugal e Espanha em 2017 reforça operação em 2018

Direct News Source

17-Jan-2018 A Companhia portuguesa vai aumentar número de voos entre Portugal e Espanha em 2018e destaca rotas Barcelona - Porto e Sevilha - Lisboa na FITUR, em Madrid

Rotas espanholas representam 12 por cento do total de passageiros da TAP
Transportadora voa para 11 cidades espanholas
TAP opera 217 voos por semana entre os dois países ibéricos

A TAP volta a marcar presença na FITUR, a mais importante feira de turismo espanhola, onde irá dar destaque às novidades anunciadas para 2018.

Para este ano, a Companhia já anunciou novos reforços na operação entre os dois países, com destaque para a abertura da nova rota entre o Porto e Barcelona, em março, com dois voos diários, com partida do Porto às 06h30 (TP1030) e às 19h35 (TP1034). De grande importância é também a abertura de um terceiro voo diário entre Lisboa e Sevilha, que irá operar durante todo o período de verão e aumentar as possibilidades de ligação à restante rede TAP.

TAP é líder em Espanha

A Companhia consolidou, no último ano, a sua liderança no mercado no transporte de passageiros entre Portugal e Espanha, com o lançamento de novos voos diários a partir de Lisboa e com destino a Alicante e Gran Canaria, e com o reforço da operação entre Lisboa e Valência, com mais seis frequências semanais, e entre Madrid e o Porto, com mais cinco frequências.

O mercado espanhol mantém, assim, a sua enorme importância para a TAP e representa, hoje, 12 por cento do total do seu tráfego, um aumento de dois pontos percentuais em apenas um ano. A taxa de ocupação dos voos nestas rotas situa-se nos 85,5 por cento, sendo de assinalar as ligações que o hub de Lisboa possibilita à restante rede TAP, nomeadamente para a América do Norte, Brasil, Venezuela e África, não esquecendo os Açores e a Madeira.

Atualmente, a TAP opera um total de 217 frequências semanais entre Portugal e Espanha, servindo onze aeroportos espanhóis: Alicante, Astúrias, Barcelona, Bilbau, Corunha, Gran Canaria, Madrid, Málaga, Sevilha, Valência e Vigo. São mais 23 frequências do que há um ano atrás e mais 43 do que em 2016.

"A TAP acredita profundamente no mercado espanhol e a retoma dos voos Barcelona - Porto é prova da nossa aposta", afirma Araci Coimbra, Diretora de Vendas TAP para o Sul da Europa. "Continuamos a investir, não só na expansão da rede, mas também na frota e na oferta de novos e melhores serviços. Os sucessos que atingimos em 2017, nomeadamente no que diz respeito à operação em Espanha, incentivam-nos a continuar esta estratégia em 2018. 2017 foi, sem dúvida, um ano de sucessos para a TAP, com recordes batidos sucessivamente. A TAP voa hoje para 83 destinos, em 34 países, tendo acrescentado 11 destinos à sua rede em 2017."

TAP em crescimento

A Companhia terminou 2017 com um crescimento de 21,7 por cento, tendo ultrapassado, pela primeira vez na sua história, a barreira dos 14 milhões de passageiros transportados num ano. Registou ainda uma taxa de ocupação superior ao ano anterior em 4,3 pontos percentuais, fixando-se nos 82,9 por cento.

Com crescimento significativo em todos os mercados em que opera, foi precisamente nas rotas europeias que a TAP mais aumentou o número absoluto de passageiros transportados - 8,7 milhões -, mais 22 por cento do que em 2016. A Companhia ultrapassou ainda os 500 mil passageiros pela primeira vez em várias rotas, sendo de destacar Lisboa/Barcelona e Lisboa/Madrid.