Loading

SAC: Governo inaugura primeira obra de expansão em aeroportos concedidos

Direct News Source

16-Apr-2014 Aeroporto de Brasília conta agora com dez novas pontes de embarque, esteiras rolantes e novos estabelecimentos comerciais e de alimentação

O Governo Federal inaugurou oficialmente hoje em Brasília a primeira obra de expansão em aeroportos concedidos. Para o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, o transporte aéreo no Brasil, principalmente por causa das concessões, vive uma nova era, que inclui sua infraestrutura no século 21. Além disso, de acordo com o ministro, o país está preparado não somente para os grandes eventos que estão porvir, mas também para atender o aumento de passageiros. De 2003 a 2013, o número de viajantes passou de 33 milhões para 113 milhões, um crescimento de 11%.

A reforma faz parte das obrigações contratuais que a concessionária Inframerica, administradora privada do aeródromo, tem que cumprir, além de também fazer parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroporto, lançado em 2012.
A nova área inaugurada, chamada de Píer Sul, ficou pronta em 480 dias e custou R$ 1,2 bilhão, segundo a Inframerica. Ela conta com 10 novas salas de embarque, novo conector de acesso com esteiras rolantes, sala VIP com 1.500 m² (a maior da América Latina) e novos restaurantes e estabelecimentos.
Moreira Franco contou que um viajante, ao desembarcar do primeiro voo na nova área em Brasília, surpreendeu-se: "Ele olhou para tudo isso - tamanho, qualidade, conforto e estética - e disse: 'Nem parece que estou no Brasil!' Mas na verdade, esse passageiro antecipou um novo tempo que a área aeroportuária viverá ao longo deste ano".
"Hoje estamos dando o primeiro passo para uma mudança de patamar que vai garantir um futuro muito mais generoso ao cidadão brasileiro, com a melhora dos serviços e tratando o passageiro como cliente", completou Moreira Franco.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, compartilha a opinião do ministro. Ela destacou hoje que a escolha de conceder os principais aeroportos do Brasil foi acertada, exemplo disto é a finalização rápida e de qualidade da primeira etapa de obras em Brasília.
"Não estamos nos preparando apenas para a Copa. O Brasil vai continuar crescendo, distribuindo renda, e com isso queremos trazer a aviação civil para todos os brasileiros", enfatizou a presidenta.
Dilma aproveitou para falar sobre a atenção que o Governo tem dado à aviação regional: "As cidades médias são as que mais crescem no país. O programa (de investimentos em aeroportos regionais) que vai ampliar ou construir 270 aeroportos regionais é essencial para que tenhamos de fato uma logística aeroportuária que atenda a todos os brasileiros".