Loading

Infraero entrega obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Marabá

Direct News Source

A Infraero entregou nesta terça-feira (23/4) as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Marabá/João Corrêa da Rocha (PA). Com investimento total de R$ 11,4 milhões, os trabalhos aprimoraram os níveis de segurança e conforto do terminal paraense, com mais comodidade aos usuários e passageiros. A cerimônia de entrega das obras contou com a presidente da Infraero, Martha Seillier, com o Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, além de outras autoridades.

As obras como um todo, foram realizadas em duas etapas distintas. Esta segunda e atual etapa foi conduzida pela Orcon Engenharia e Perfurações Eireli. No conjunto das duas etapas, houve um aumento de 40% na área do terminal, que passou de 1.248,95 m² para 1.756,60 m². A capacidade de passageiros também foi ampliada em 25%. Antes, o terminal podia receber cerca de 1,2 milhão de viajantes anualmente. Após a conclusão das obras, são 1,5 milhão de passageiros.

O aeroporto ganhou novos balcões de check-in, totalizando 16 unidades, além de novos carrosséis de restituição de bagagens, somando duas unidades. Os banheiros também foram totalmente reformados e ampliados; e toda a edificação foi adequada para atendimento às normas de acessibilidade.

Para a presidente da Infraero, a entrega das obras será um passo na possibilidade de se ampliar a oferta de voos na cidade. "A gente sabe que é uma região muito bem localizada, que tem um grande potencial para aumentar a oferta de voos e nós já operamos muito mais voos e passageiros do que operamos hoje. O aeroporto está se recuperando da crise econômica e a gente acredita também em ações importantes do Governo do Estado no sentido de reduzir o ICMS do combustível das aeronaves para atrair novas companhias", avaliou Seillier.

O potencial do aeroporto foi reforçado pelo secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, que destacou a qualidade das novas instalações. "É uma obra da aviação regional, feita com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) repassados à Infraero, que faz obras de qualidade e que trazem prestação de serviço adequada", avaliou.

Localizado na cidade conhecida como um dos principais centros administrativos e econômicos do Pará, o terminal cumpre papel fundamental na integração e acesso às cidades vizinhas, além de ligar a cidade a outros quatro destinos nacionais, com oito voos diários: Belém, Parauapebas (PA), Brasília (DF), e Belo Horizonte (MG), por meio das companhias aéreas Azul, Gol e Latam.

Com funcionamento 24 horas por dia, o aeroporto registrou no ano passado a movimentação de quase de 280 mil viajantes, entre embarques e desembarques. Neste ano, até março, já foram registrados mais de 61 mil passageiros. Para o superintendente do aeroporto de Marabá, Wigson Diego Saturnino Santos, a entrega do novo terminal simboliza um novo momento para a cidade. "Estamos entregando um aeroporto moderno, à altura da cidade de Marabá. Com isso, esperamos que o terminal, além de servir bem à sociedade, contribua ainda mais com o desenvolvimento da região", afirmou.

This press release was sourced from Infraero on 23-Apr-2019.