Loading

Daesp Inicia Processo Para Ampliar Malha Aérea Do Interior Com Aviões De Pequeno Porte

Direct News Source

Daesp Inicia Processo Para Ampliar Malha Aérea Do Interior Com Aviões De Pequeno Porte

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do Departamento Aeroviário (DAESP), publicou nesta sexta-feira (9/08) o edital de chamamento para empresas que possuem aeronaves de pequeno porte e que queiram operar nos seus aeroportos do interior paulista. A exigência é que as companhias tenham frotas com capacidade para transportar até 19 passageiros. A iniciativa tem o objetivo de estimular e ampliar o número de voos entre os municípios do interior, criando conexões e facilitando o desenvolvimento regional.

Segundo o DAESP, a medida não exige contrapartida do Governo na adequação dos aeroportos, que já estão aptos para receber aviões menores. Com isso, as empresas podem iniciar o planejamento de suas atividades assim que celebrarem o convênio com o Estado. De acordo com o edital, elas terão 90 dias para dar início às operações.

O modelo a ser adotado já é utilizado com sucesso em outros países, como os EUA, e em nada interfere no uso dos aeroportos por aviões maiores, pelo contrário, passa a ser um incentivo a mais. "O plano para uso de aviões de pequeno porte é uma alternativa viável para acelerar a disponibilidade de voos para a população até que todos os aeroportos estejam aptos, com todas as adequações necessárias, para receber também as aeronaves maiores", afirma secretário João Octaviano (Logística e Transportes).

A sessão pública de abertura dos envelopes será no dia 11 de setembro.

Desestatização

Além de melhorar a utilização dos seus 21 aeroportos, o DAESP realiza também estudos para definir o modelo mais eficiente de gestão e funcionamento - se privatização, concessão ou PPP.

A previsão é que os estudos de desestatização sejam finalizados em novembro. Executivos e técnicos da IOS Partners, consultoria internacional contratada para fazer este levantamento, e equipes do DAESP vistoriaram todos os aeroportos nos meses de junho e julho. Todo o processo de desestatização dos aeroportos estaduais será concluído no primeiro trimestre de 2020.

This press release was sourced from São Paulo Aeroportos on 12-Aug-2019.