Loading

Privatização da ANA «mostra que Portugal tem a confiança dos investidores internacionais»

Direct News Source

21-Feb-2013 «O resultado é muitíssimo bom e mostra, muito claramente, que Portugal é um país que tem a confiança dos investidores internacionais», afirmou o Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, na cerimónia de formalização do acordo para a venda da empresa aeroportuária ANA Aeroportos de Portugal ao grupo francês Vinci Airports.

Para o Ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, "esta operação representa um contributo importante para a economia portuguesa, tanto direta como indiretamente. De facto, para além do retorno das privatizações, o novo acionista da ANA Aeroportos de Portugal, comprometeu-se com o seu plano de investimento, possibilitando assim a diversificação de fontes de financiamento em Portugal".

Vítor Gaspar referiu ainda que "esta privatização também demonstra a capacidade que o País tem em enfrentar desafios. Esta operação deve ser vista no contexto de um programa de privatização ambicioso, já que integra a nossa agenda de transformação estrutural".

"De acordo com o Banco de Portugal, em 2012, o investimento direto estrangeiro em Portugal ascendeu a quase 7 mil milhões de euros e a maior fatia deste investimento adveio, exatamente, de processos de privatização", afirmou O Ministro de Estado e das Finanças. "Isto significa que, pela primeira vez em mais de uma década, a economia portuguesa obteve um superávite".

Já o presidente executivo da empresa compradora, Nicolas Notebaert, sublinhou a confiança do Governo no grupo francês, acrescentando que a compra da ANA vai permitir à empresa francesa atingir uma dimensão mundial.

O Estado português vai arrecadar 3080 milhões de euros com a alienação da ANA Aeroportos de Portugal.