Loading

VINCI conclui aquisição da ANA, concessionária dos aeroportos portugueses

Direct News Source

17-Sep-2013 VINCI conclui aquisição da ANA, concessionária dos aeroportos portugueses

A VINCI concluiu hoje a aquisição de títulos da ANA, a empresa concessionária, pelo prazo de 50 anos, dos dez aeroportos de Portugal. Esta é a última fase do processo de privatização desenvolvido pelo Governo Português e aprovado pela Comissão Europeia em junho de 2013. A transação valoriza a ANA, em valor de empresa, em 3,08 mil milhões de euros.

A ANA integra um conjunto de plataformas aeroportuárias situadas no Continente (Lisboa, Porto, Faro, Beja), nos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e na Madeira (Funchal e Porto Santo). Em 2012, estas acolheram mais de 30 milhões de passageiros, dos quais cerca de 80 por cento internacionais. O crescimento de tráfego de passageiros foi, em média, superior a quatro por cento, nos últimos dez anos; um dinamismo que se confirma desde o início de 2013, com um aumento do tráfego de 3,8 por cento no primeiro semestre e uma performance turística muito positiva durante o verão.

Jorge Ponce de Leão continuará a presidir ao Conselho de Administração da ANA, que será composto por membros do conselho anterior e por membros designados pela VINCI.

A operação inscreve-se na estratégia da VINCI de constituir e desenvolver, no seio da VINCI Concessions, um ator internacional de primeiro plano nas concessões aeroportuárias: a VINCI Airports vai assim gerir 23 aeroportos, em Portugal, em França e no Camboja, que, em 2012, acolheram mais de 40 milhões de passageiros, incluindo um hub de mais de 15 milhões de passageiros em Lisboa. Este constitui uma mais-valia fundamental, graças à sua posição estratégica para destinos de forte crescimento (Brasil, África Lusófona). O conjunto destas plataformas alcançou, em 2012, um volume de negócios de cerca de 600 milhões de euros, para um EBITDA de aproximadamente 260 milhões de euros. Desde julho de 2013, a VINCI Airports detém também oito por cento do capital dos Aéroports de Paris.