Loading

BNDES aprova empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão para investimentos no aeroporto de Guarulhos

Direct News Source

18-Oct-2012 O BNDES aprovou empréstimo-ponte, no valor de R$ 1,2 bilhão, para o desenvolvimento do projeto de ampliação, modernização e exploração do Aeroporto Internacional de Guarulhos (Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro), no Estado de São Paulo, objeto do leilão de concessão realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em fevereiro deste ano. Trata-se do primeiro financiamento do Banco no âmbito do programa do governo federal de concessões no setor aeroportuário.

O empréstimo-ponte destina-se a apoiar os investimentos iniciais do projeto, antes que a análise do financiamento de longo prazo seja concluída. A operação foi aprovada à Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Sociedade de Propósito Específico (SPE), que reúne consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestruturra), ACSA (Airports Company South África Limited), e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

O projeto prevê a construção de novos terminais de passageiros e cargas, ampliação de pátios de aeronaves, pistas e áreas de estacionamento de veículos, com a edificação de edifício garagem, adequando o aeroporto ao crescimento da demanda e aos padrões esperados na concessão.

O projeto inclui também a construção de um novo heliporto em posição diferente da atual, de forma a reduzir ou eliminar a interferência causada por cruzamentos sobre as pistas de pouso e decolagem.

Estão previstas também obras de reparação de pavimentos de pistas e de adequação de geometria de pistas para operação de aeronaves de maior capacidade.

As metas mínimas a serem atingidas pelo projeto, no período entre 2014 e 2022 (prazo final da concessão) estão estipuladas no contrato de concessão, tanto em termos de construção quanto em parâmetros de qualidade de serviços.

Durante as obras, deverão ser gerados cerca de 4,5 mil empregos indiretos. Já o quadro de pessoal do aeroporto deverá atingir até 2,1 mil empregados no mesmo período.